16 de agosto de 2010

A Moda entre as Décadas - 1910 a 2000


Achei DEMAIS uma matéria que encontrei no site do IG que retrata um pouco a história da moda, mostrando o que pegava a cada década a partir de 1900. Aqui vai o link...

http://delas.ig.com.br/beleza/dicas/linha+do+tempo+da+beleza/n1237563755694.html


Dando uma resumida e uma acresentada...


1910 -  Com o começo da primeira guerra mundial o famoso espartilho foi um pouco afroxado para que as mulheres pudessem ocupar o lugar dos homens nas indústrias de forma confortável. Um dos destaques é o primeiro sutiã patenteado por May Phelps Jacob, que criou uma nova opção de sustentação e liberdade  de movimentos em relação ao corpete. Surge o primeiro baton bastão e o pó de arroz. 
As mulheres tinham cabelos longos e encaracolados e geralmente eles eram usados em penteados altos para acomodar melhor os chapéus, que eram grandes e muito utilizados na época.





1920 - O espartilho é aposentado, a mulher circula com roupas de modelagem mais livre e saias mais curtas. Coco Chanel esta no auge e vira inspiração até para o corte de cabelo, bem curto.  Nessa época, as mulheres começaram a ter um comportamento mais liberal, começaram a ter o hábito de fumar e a frequentar clubes de jazz, o que antes não ocorria.







1930 - Os cabelos continuam curtos mas são penteados com altas doses de brilhantina. Somem as franjas e as sobrancelhas. Quanto as roupas, o estilo passou a ser mais feminino, os vestidos voltaram a ficar acinturados, e as golas, mais cavadas. Hollywood passou a influenciar mais ainda a moda, começando a valorizar o busto da mulher. Nessa época se usavam muitas roupas de pele, tanto durante o dia quanto a noite. 




1940 - O foco era nos cabelos: coques, chapéus, turbantes e redes enfeitam as cabeças. No pós segunda guerra mundial há uma maior conscientização e uma racionalização é imposta levando a uma simplificação na fabricação, e uma reutilização de roupas antigas de familia. As linhas de roupa além de mais simples eram inspiradas em uniformes militares. No final dessa década, (contrariando essa época simplista) Dior lança o "New Look" trazendo de volta a feminilidade e a valorização das curvas da mulher.   
"Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, d eombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o controno e o estilo.” - Christian Dior








1950 - As franjas voltam e destacam a delicadeza de mulheres como por exemplo, Audrey Hepburn. Elas se vestem de forma mais feminina e rabos de cavalos são incorporados no dia a dia. Dois estilos dividem os admiradores: de um lado o estilo ingênuo (Grace Kelly) e de outro as fatais (Rita Hayworth). Brigitte Bardot causa furor ao aparecer nua nas telas do cinema. Nesa época surgiu um dos maiores ícones sexuais de todos os tempos, Marilyn Monroe (que era basicamente a mistura dos dois estilos citados acima).
Os sutiãs apresentavam um modelo que realçava mais o busto, deixando-os arredondados. A lycra foi criada em 1959 pela Du Pont. Vestidos floridos e rodados sempre acompanhados de luvas e salto alto marcam a época. Em uma era de conservadorismo, o sex appeal é altamente abusado e apresentado por figuras como Elvis Presley e Marilyn Monroe. 



1960 - O movimento hippie é marcado pelo look desleixado. Cabelos longos também para homens são enfeitados com flores e tiaras de fibra natural. Surge a minissaia e a primeira super model magérrima, Twiggy. Aproveito para comentar que o look dos anos 60 compõe um lado do estilo da nossa querida Alexa Chung, despojada e maravilhosa! 
Em 1968 tivemos a famosa queima de sutiãs em praça, pública simbolizando toda a luta feminina por igualdade ao homem. 





1970 - Cabelos com volume à la Farrah Fawcett são destaque. Ela representa, exatamente, como era o padrão de beleza da época. O movimento Black Power entra em vigor. O movimento punk conquista jovens subversivos. Na moda feminina uma silhueta mais natural é celebrada, Yves Saint Laurent lança a polêmica blusa transparente. Essa época foi uma das mais "liberais" se tratando de moda, cada um usava o que gostava podendo ser de um estilo mais romântico, até um mais chocante na onda Punk & Glam. Usava-se muito minissaias, calças boca de sino e cabelos longos. As saias, na verdade, eram usadas em três alturas, mini, médias e compridas mas as mais abusadas eram as minis. 










1980 - A moda da época de 1980 foi totalmente distinta de qualquer outra. Mini saias com pregas, headbands, muita cor e misturas extremas. Obs: as minissaias continuaram em cena mas passaram a ser usadas com calça legging por baixo. Usar meias até o joelho ou logo abaixo do joelho, conhecidas como tube socks eram o que mais pegavam no momento, as meninas usavam com todo tipo de look (o que voltou para os dias de hoje!). Usavam-se também mais do que um par de meia por vez, quanto mais colorido fossem, melhor era. Outro acessório que era muito usado e abusado era o cinto.
As mulheres usavam ombreiras principalmente para ir trabalhar. Ralph Lauren e Calvin Klein eram os estilistas do momento e muitas mulheres e homens passaram a usar blusas largas com calças (incluindo as famosas jeans), beeeem justas. 
O famoso filme "Flashdance" teve uma grande influencia no estilo da época. 









1990 - O excesso da moda dos anos 80 cai, agora fala-se mais em minimalismo. Guns n Roses se consolida como a maior banda de rock do mundo no começo dessa década. Preto se torna a cor dominante da época, piercings e tatuagens são cada vez mais comuns. Seguindo o grunge, cabelos cumpridos e desarrumados, camisas de flanela e jeans se tornam uniformes. 
Em 1995 o corte de cabelo da personagem Rachel do seriado "Friends" causa furor e é copiado por muitas mulheres ao redor do mundo. A moda dessa época se baseia em variedade, individualidade, as tendências iam e vinham rapidamente. O retrô, dentre elas, foi a que mais reinou durante essa década. Assim, a moda foi se tornando mais ligeira, individual, muito adaptável e para todos os gostos. 





 


2000 - Cabelos alisados são um "must have" no começo da década. A moda, ao meu ver, foi uma releitura de todas as outras épocas até hoje. Não houve um estilo em particular mas sim uma evolução do minimalismo da década de 90 para algo mais feminino e moderno. 
No começo da década, veio a ascensão do estilo boho, do jeans, vestidos e saias, um pouco de hip-hop e heavy metal. 
A partir de 2004, começaram a reinar óculos grandes e o famoso formato aviator, tanto em homens quanto mulheres, o que esta no auge até hoje. 
Na segunda metade da década as mulheres foram se tornando cada vez mais femininas e passaram a usar mais vestidos e saias. Ambos os sexos, especialmente o feminino, começou a abusar de roupas com caimento mais justo, especialmente o skinny jeans. Em 2007, as leggings voltam com tudo ao fazerem parte da coleção da loja "American Apparel". As saias e vestidos passaram a ser mais justos dando início a fase "bandage". 
Quanto as madeixas, tudo passa a ser permitido. Acaba-se a (obrigação) vontade de ter cabelos chapados e muitas mulheres passam a copiar o famoso e lindo cabelo da queridinha Gisele Bundchen. 






  

3 comentários:

  1. Flor... não precisaria nunca se identificar... suas palavras são doces e inteligentes como você! Adorei seu blog...

    muitos beijos... Beta*

    ResponderExcluir
  2. eu sou uma mistura de epocas... sou a minha epoca... hahahahahhaha

    ResponderExcluir
  3. 80's... muito bom! estão voltando pelo jeito...

    ResponderExcluir

Nice people say nice things...